quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Como usar os dvds

Recomendações para as práticas

¨Execute as práticas com estômago vazio
¨Use roupas confortáveis
¨Não utilize jóias, sapatos e óculos
¨Utilize um carpete, tapete ou, se necessário, uma cama
¨Pratique num local arejado e sem correntes de ar.
¨Mantenha uma atitude de não-julgamento e atenção
¨Mantenha-se confortável e tranquilo
¨Execute os movimentos lentamente, não se esforce nem tenha pressa
¨Tente tomar um banho antes de realizar as práticas


Sempre que os exercícios envolvem repetição mecânica, esses movimentos se tornam “anti-exercícios”. Estas lições permitem que a forma como você está se movendo esteja no centro de sua atenção.

A maioria de nós aprendeu a ignorar nossos corpos e realidade interior. Da mesma maneira, a maioria de nós necessita reaprender a arte de escutar os sinais de nossos corpos.
Nestas lições, se um movimento é desconfortável ou doloroso, não continue se esforçando. Faça apenas os movimentos que conseguir, dentro de sua faixa de conforto. Sinta-se à vontade para alternar o movimento ou posicionamento para torná-lo aceitável, mantendo as orientações gerais. Você pode até visualizar os movimentos se a exigência física for muito grande. A aprendizagem é proporcional a atenção dedicada a respiração e aos movimentos, e não à força ou velocidade.

Se você precisar de um travesseiro ou outro apoio para realizar as posições, por favor, utilize-os. Você aprenderá muito mais se estiver disposto a eliminar o hábito de “se esforçar demais”.

Se a velocidade dos exercícios estiver muito rápida, pause o DVD, respeitando seu tempo para absorver melhor uma prática ou sensação em cada detalhe.

Explore a si mesmo buscando a melhor de sua capacidade, sem permitir que a incerteza ou o perfeccionismo o impeça.

Cada uma dessas práticas foi projetada para ser usada em uma base regular, de preferência diariamente ou, no mínimo, algumas vezes por semana. Considere estas práticas como parte de sua rotina regular para manter uma vida saudável e feliz.

Há três sequências completas para a região lombar, sacro e quadris, e três para a parte superior das costas, pescoço e ombros.

Lombar, Sacro e Quadris
1.Prática Fácil (23 min.)
2.Terapia para os Quadris (30 min.)
3.Prática para Fortalecimento e Estabilidade (40 min.)


Se você tiver dores frequentes na região lombar, sacro e quadris, por favor comece com as duas primeiras práticas terapêuticas, que são projetadas para a reabilitação, fortalecimento e estabilidade de cada área. A primeira prática é a mais suave de todas, indicada para o início de sua série. Depois, passe para a Terapia dos Quadris, quando sentirá maior estabilidade no sacro. Quando começar a se sentir melhor e aumentar sua funcionalidade, realize a série da Prática de Fortalecimento e Estabilidade para desenvolver a saúde e colocar essa região em forma.


Superior das Costas, Pescoço e Ombros
1.Prática Fácil (21 min)
2.Terapia para a parte Superior (35 min.)
3.Prática para Fortalecimento e Estabilidade (43 min.)


Se você tiver dores contínuas na parte superior das costas, pescoço e ombros, comece com uma dessas duas terapias a seguir. A Terapia para a Parte Superior das Costas e Pescoço é destinada ao desalinhamento ou instabilidade nessas áreas. Para livrar-se da dor ou restrição de movimentos em seu pescoço e ombros, utilize a Terapia para a Parte Superior. Quando começar a se sentir melhor e aumentar sua funcionalidade, utilize a Prática para Fortalecimento e Estabilidade para desenvolver a saúde e colocar essa região em forma.

Pratique os movimentos do Feldenkrais com o menor esforço físico possível.

Ainda que melhorias na maioria das funções físicas e mentais seja desejadas – incluindo postura, respiração, concentração e redução de dores – esses não são os objetivos. Toda esta série é dedicada ao desabrochar da consciência na vida cotidiana.

Espero que você aproveite sua descoberta!

Kaelash Neels

Nenhum comentário:

Postar um comentário